Qual é a diferença dos biológicos e das soluções orgânicas e convencionais?

Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...
Qual é a diferença dos biológicos e das soluções orgânicas e convencionais?

Como os biológicos são uma novidade para muitos agricultores, pode ser difícil saber onde utilizá-los em seu manejo agrícola. A confusão começa quando palavras como convencional e orgânico são usadas para descrever produtos. Na verdade, esses termos estão mais relacionados com as práticas.

A agricultura orgânica é uma prática que pode utilizar três tipos diferentes de defensivos agrícolas: produtos naturais, sintéticos e/ou biológicos.

Os produtos naturais são, como o nome já diz, encontrados na natureza, como organismos, minerais ou elementos. O cobre é um produto natural, assim como é o arsênico. Só porque um produto é natural não significa que seja seguro ou que seja automaticamente aprovado para uso na agricultura orgânica.

Os produtos sintéticos são produzidos mudando ou criando algo por meio de um processo químico. A palavra “sintético” não define se algo é seguro ou não para humanos ou para o meio ambiente. Alguns produtos químicos sintéticos são aprovados para agricultura orgânica. Alguns produtos sintéticos têm origem em materiais naturais que foram quimicamente alterados para serem mais eficazes na agricultura.

Os biológicos são totalmente naturais. Podem ser organismos vivos ou derivados de organismos vivos ou de fontes naturais. Os biológicos nem sempre são produtos. Soltar joaninhas em um campo para que elas se alimentem dos pulgões é um tipo de controle biológico de pragas. Quando são embalados como produtos, os biológicos fornecem aos agricultores soluções naturais de uma maneira conveniente para uso em suas plantações.

Os biológicos podem ser certificados para uso na produção da agricultura orgânica, mas também complementam a produção convencional que utiliza produtos sintéticos. Por exemplo, um agricultor pode optar por usar um produto de feromônio para atrair pragas em seu campo e depois pulverizar um inseticida sintético para controlar essas pragas em uma área específica.

Quando usados com produtos sintéticos na agricultura convencional, os biológicos podem ajudar os agricultores a usar a química convencional de forma mais seletiva. E, como os biológicos funcionam com modos de ação diferentes dos produtos sintéticos, usá-los pode ajudar a reduzir a resistência e dar aos produtos convencionais uma vida útil mais longa nas plantações.

Produtos biológicos naturais com desempenho comprovado são um complemento valioso a um conjunto diversificado de práticas agrícolas, seja para os agricultores completamente orgânicos, para os convencionais ou simplesmente para aqueles que estão focados no que funciona melhor para suas plantações.

Os biológicos podem ser organismos vivos ou derivados de organismos vivos ou de fontes naturais. A metilobactéria é a base do Utrisha™ N, um novo produto biológico da Corteva Agriscience.

O Utrisha™ N não tem registro de venda ou uso em todos os estados ou países. Entre em contato com a agência reguladora local para verificar se o produto está registrado para venda ou uso em sua região. Sempre leia e siga as indicações da embalagem.