Imprensa •  13/04/2023

Espro e Corteva lançam projeto de formação profissional voltado a jovens negras

Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...
 
O projeto tem por objetivo capacitar jovens negras em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 17 e 22 anos, concluintes do ensino médio
 

São Paulo, abril de 2023 – O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que atua há mais de 40 anos na inserção e integração de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho, em parceria com a Corteva Agriscience, multinacional americana que atua nos segmentos de sementes e proteção de cultivos, lançam o Projeto Corteva, um curso de capacitação profissional com certificação e totalmente gratuito. As 30 vagas são destinadas a jovens negras, entre 17 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade, residentes na região de Barueri e que concluíram o ensino médio.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de abril. O início das atividades está previsto para 8 de maio e o encerramento será em 14 de junho.

“A Corteva é intencional em suas ações, e a parceria com o Espro está alinhada às iniciativas de ID&E (Inclusão, Diversidade e Equidade) da companhia e de seu BRG GAHA (grupo de afinidade voltado às pessoas negras). Teremos 20 funcionários dedicados a essa ação voluntária, em sua maioria mulheres negras de diferentes posições, que vão compartilhar conhecimento com as 30 jovens. O nosso objetivo é que elas se sintam representadas, e que possam aproveitar ao máximo os aprendizados do curso e a vivência de alguns dias dentro da Corteva para estarem mais preparadas a suas entradas no mercado de trabalho”, conta Lorena Oliveira, Líder de ID&E da Corteva. 

 

Formação para o Mundo do Trabalho

A Corteva selecionou o curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) dentro do portfólio de soluções ESG do Espro para a realização deste programa de impacto social. O curso é gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. As participantes também terão acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.

Serão 25 encontros, de segunda a sexta, com duração de 4 horas cada. A carga horária total do curso é de 100 horas. Vinte aulas acontecerão na unidade do Espro em Osasco, localizado na rua Euclídes da Cunha, 70, no centro da cidade. As cinco aulas restantes serão dentro da unidade da Corteva, com participação voluntária de colaboradores e apresentação de áreas e processos da empresa.

“É extremamente importante buscarmos diminuir as desigualdades por meio da capacitação das nossas juventudes. Mais ainda, quando falamos de grupos minoritários e recortes historicamente prejudicados. A capacitação de meninas negras abraça duas causas urgentes e necessárias. Grandes empresas passam a incluir a agenda ESG nas suas metas e nos seus balanços financeiro e social. É uma grande oportunidade de colocarmos o assunto em evidência e trazermos mais apoio para essas interseccionalidades. Iniciativas como a da Corteva são extremamente valiosas e temos certeza que será um divisor de águas na vida das jovens que participarem do programa.”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

 

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

 

Sobre a Corteva

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.

 

Sobre a ABAG

 

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) trabalha para o fortalecimento e o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de valorizar e disseminar o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para a segurança alimentar e energética do planeta. Fundada em 1993, a entidade tem a certeza da vocação do Brasil para o agronegócio, por isso empenha seus esforços para contribuir para que o País alcance a liderança global na oferta de produtos agroindustriais, aliando preservação ambiental, desenvolvimento social, produtividade, rentabilidade e competitividade. A ABAG conta atualmente com 73 associados. Mais informações: www.abag.com.br. 

Siga a Abag nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

 

Sobre a FIA Business School

Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público - uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo - no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs) e EFMD Global e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo QS Stars e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

 

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes - imprensa.espro@espro.org.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-3373-1977

 

Para mais informações:

InPress Porter Novelli

cortevaagriscience@inpresspni.com.br