Imprensa •  26/04/2023

Corteva Agriscience promove iniciativas internas para inclusão de pessoas com deficiência auditiva

A companhia incentiva seus colaborares a participarem do curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estimula a inclusão traduzindo treinamentos, mentorias e eventos internos para Libras

São Paulo, 26 de abril de 2023 - Na semana do Dia Nacional da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), celebrado no dia 24/04, recordamos que a comunicação entre pessoas com dificuldade auditiva com pessoas sem essa limitação pode representar um obstáculo no mercado de trabalho, tendo as empresas papel relevante para superar esse desafio. A Corteva Agriscience, multinacional agrícola, vem desenvolvendo diversas iniciativas internas focadas na inclusão de pessoas com deficiência, incluindo a auditiva.

Um desses projetos é um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido a todos os funcionários da companhia. A líder de Igualdade, Diversidade e Equidade da Corteva para o Brasil e Paraguai, Lorena Fernandes de Oliveira, explica que a empresa tem atuado intencionalmente na implementação de ações de inclusão. “Entendemos que para atingir esse objetivo e facilitar o dia a dia de todos, é necessário fornecer meios para a integração e comunicação dos funcionários”, afirma.

A companhia está conseguindo alcançar esse objetivo. As avaliações dos funcionários que já participaram da capacitação são positivas. Os relatos destacam que o curso melhora a comunicação no dia a dia de trabalho e também fora do ambiente corporativo. “O curso mostra que a companhia está empenhada em promover espaços de acessibilidade e inclusão, não medindo oportunidades para promover a todos os seus times”, diz um dos feedbacks recebidos pela Corteva.

Segundo Lorena, o curso de Libras da Corteva é realizado de forma online e está disponível para todos os funcionários. O curso foi lançado em outubro de 2019 na plataforma online de ensino da Corteva e conta com mais de 100 funcionários inscritos.

Em adição à capacitação, a Corteva também utiliza a linguagem de sinais nas reuniões de liderança realizadas com os colaboradores, cursos e mentorias promovidas internamente. “Desde o começo da pandemia da Covid 19, em 2020, passamos a ter a presença de um intérprete de libras  em todos os eventos virtuais promovidos pela liderança. . Isso proporciona a inclusão dos funcionários e amplia o sentimento de pertencimento”, explica Lorena.

A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é uma língua  viso gestual, e tem sua gramática própria. Cada país tem a sua própria língua de sinais, e a  Libras é a língua utilizada pela comunidade de surdos no Brasil que, desde 2002, é reconhecida pela lei nº 10.436.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.