Imprensa •  06/04/2023

Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio inicia nova turma com novidades

Iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a ABAG e a FIA Business School, conta com 175 participantes na edição de 2023 e prevê a capacitação e o desenvolvimento em temas do setor

São Paulo, 06 de abril de 2023 - A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) deu início ontem, dia 05 de abril, a mais uma turma. A iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a FIA Business School, chega em 2023 repleta de novidades. A primeira delas é que, pela primeira vez, a Academia contará com alunas calouras e veteranas, sendo 125 novas mulheres participando do programa e 50 que já fizeram parte de outras edições da Academia, e que agora voltam para um segundo módulo de educação continuada. Outra novidade é que a edição deste ano reúne também alunas pecuaristas e não apenas agricultoras.

No grupo das veteranas, destaque para a grade de conteúdo focada em ESG (ambiental, social e governança, em português), além de mentorias para o desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade para as suas fazendas. Já o cronograma de aulas para o grupo de calouras, formado por 125 agricultoras e pecuaristas, contemplará temas sobre inovação, liderança feminina, governança e gestão do agronegócio.

Nesta edição, o programa também promoverá duas master classes com renomados consultores sobre as perspectivas de mercado interno e externo e o cenário geopolítico global e econômico envolvendo o setor. As alunas da ALMA participam de aulas quinzenais ministradas por docentes da FIA Business School. Os encontros acontecem on-line e ao vivo. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos pelas mulheres participantes são apresentados em um evento presencial, em São Paulo.

A Academia para as Mulheres do Agronegócio é um programa exclusivo e que contempla temas de interesse às mulheres que atuam no setor. “A iniciativa foi criada em 2018 com o propósito de acelerar o desenvolvimento dessas mulheres, estimulando a formação de futuras líderes do setor. Ao todo, mais de 400 mulheres já participaram da Academia”, explica Rosemeire dos Santos, Gerente de Relações Institucionais da Corteva.

Aula Inaugural

A aula inaugural teve a participação de representantes da Corteva, Abag e da FIA, além de uma palestra da Carla Barroso Carneiro, Embaixadora e representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sobre “O Brasil no contexto do Agronegócio Global”.

Para Ana Cerasoli, Presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai, a iniciativa reflete o compromisso da empresa em ampliar a participação feminina em funções de liderança no agronegócio. “Sabemos do poder da diversidade e estamos trabalhando – interna e externamente – para ampliar cada vez mais a participação feminina no setor por meio de atividades que contribuam para a formação de agricultoras e pecuaristas”, disse.

Já Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da ABAG, disse que é muito importante para a entidade fazer parte da ALMA, que já está na sua 5ª edição. “A ALMA é uma iniciativa que demonstra o comprometimento do setor para a formação de novas lideranças femininas. A ideia é cada vez mais buscar o engajamento das mulheres do agro em um processo de tomada de decisão, colocando-as em posição de destaque e fazendo com que elas consigam se sentir cada vez mais incluídas no processo de liderança das propriedades onde atuam, bem como nas entidades das suas regiões. Boas-vindas às novas alunas, que façam bons projetos esse ano e aproveitem todas as aulas e conteúdos desenvolvidos especialmente para vocês”, aconselhou.

E para fechar, o professor Claudio Antônio Pinheiro Machado Filho, Coordenador de Agronegócios da FIA Business School, comentou que o programa foi desenvolvido de forma customizada para fortalecer a evolução das lideranças das mulheres no universo do agronegócio. “Vamos oferecer os impulsos, criando um ambiente de aprendizagem através do contato com os professores e a troca das experiências vivenciadas por todas”, finalizou.

A edição de 2023 inicia em abril e vai até outubro, sendo a formatura e evento de encerramento nos dias 23 e 24/10, em São Paulo.

Sobre a Corteva

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.

Sobre a ABAG

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) trabalha para o fortalecimento e o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de valorizar e disseminar o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para a segurança alimentar e energética do planeta. Fundada em 1993, a entidade tem a certeza da vocação do Brasil para o agronegócio, por isso empenha seus esforços para contribuir para que o País alcance a liderança global na oferta de produtos agroindustriais, aliando preservação ambiental, desenvolvimento social, produtividade, rentabilidade e competitividade. A ABAG conta atualmente com 73 associados. Mais informações: www.abag.com.br.

Siga a Abag nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

Sobre a FIA Business School

Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público - uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo - no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs) e EFMD Global e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo QS Stars e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.