Imprensa •  14/12/2023

Produtores investem em híbridos para a safra de milho 2023/24

Apesar dos desafios climáticos, um agricultor do Paraná atingiu a produção de 130 sacas por hectares na última temporada, utilizando o B2702VYHR, da Brevant® Sementes

São Paulo (SP), 23 de novembro de 2023 – O Brasil segue cultivando a safra de milho 2023/24. De acordo com o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cultura deve ter uma produção prevista de 119,1 milhões de toneladas. Com o plantio do milho primeira safra alcançando 40,2% da área prevista até outubro, segundo a Conab, o produtor já começa a planejar a segunda safra da cultura, que começa em janeiro, e segue apostando em híbridos com alta estabilidade para maximizar a produtividade, em razão das intempéries climáticas comuns ao período. É o caso de Alessandro Parise, agricultor de Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, que está investindo pelo quarto ano consecutivo no B2702VYHR, da Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience.

Parise é produtor de soja e milho. Na última safrinha, cultivou 89 hectares (ha) do B2702VYHR e atingiu uma produtividade de 130 sacas por hectare (sc/ha). “Planto o híbrido desde o seu lançamento em 2019 e sigo apostando nele. Os principais benefícios para a nossa lavoura é a qualidade dos grãos e a estabilidade de produção. Outra característica que faz apostar nele mais uma safrinha é o colmo, já que na região passamos algumas vezes por ventos e ele mantém o seu vigor. Também tem a questão da sanidade - com a pressão da cigarrinha, o híbrido se mostrou muito eficiente”, comenta.

“Se olharmos a história do B2702VYHR, vemos a sua versatilidade com os fenômenos climáticos e de doenças. De lá para cá, ele passou por estiagem, geadas, alta pressão de enfezamento e, mesmo assim, auxiliou os agricultores na produtividade e rentabilidade. Outro ponto está no equilíbrio entre sanidade e produtividade, pois o híbrido possui um ótimo quadro de tolerância às doenças. Com essa trajetória de quatro anos ao lado do produtor, o híbrido conquistou a sua confiança por ser um material tão completo”, explica Eder Arakawa, Líder de Marketing da Brevant  Sementes para Brasil e Paraguai.

Estabilidade e qualidade dos grãos

De acordo com Arakawa, durante a safrinha o agricultor tem um ambiente desafiador, tanto em questões climáticas, como em doenças. “Por isso, é muito mais importante e seguro investir em estabilidade do que simplesmente apostar em produtividade na hora de escolher um híbrido. O B2702VYHR é um material reconhecido pelos produtores como um exemplo em qualidade de grãos, já que é muito importante para o produtor quando vai comercializar o grão, quanto mais impurezas, mais grãos ardidos, maiores são os descontos na hora da venda e menor a rentabilidade”.

Em trabalhos realizados pelo time de campo da Brevant Sementes, foi constatado que a média de grãos ardidos dos principais concorrentes do híbrido atingiu mais de 9%, em 2022. Enquanto o B2702VYHR apresentou somente pouco mais de 1% de grãos ardidos.

Safrinha e sanidade

Segundo Arakawa, a produtividade do milho depende muito da sanidade das folhas que precisam estar sadias durante todo o ciclo. “Sem a sanidade foliar não conseguimos atingir altos tetos produtivos, pois sabemos que fotossíntese é a principal fonte de produção de compostos orgânicos utilizados pelas plantas no enchimento de grãos. Além disso, o híbrido tem excelente qualidade de raiz e uma boa tolerância genética às principais doenças”, exemplifica.

O B2702VYHR possui ainda um bom empalhamento, dificultando a entrada de umidade e patógenos, além disso, geneticamente, sua qualidade de grão é muito confiável. O híbrido também é excelente para silagem na alimentação animal.

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem-posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com