Imprensa •  14/12/2023

Inseticida Intrepid Edge® recebe registro para novos alvos em soja e amendoim

Solução já utilizada no manejo de lagartas da soja agora está ainda mais completa, auxiliando o produtor na busca por altas produtividades

São Paulo, 16 de novembro de 2023 O plantio de soja já está em andamento na maior parte do país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve produzir 162,4 milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2023/24. Este novo recorde, que caracteriza um acréscimo de 5,1% em relação à safra anterior, se deve a diversas ações tomadas por parte dos agricultores, como o uso de biotecnologia, o controle de plantas daninhas, doenças e o manejo de pragas. Agora, os produtores rurais têm acesso a mais uma ferramenta para controlar as ameaças que afetam a cultura: o Intrepid Edge®, inseticida da Corteva amplamente reconhecido no mercado e que possui efeito de choque, longo período de controle e flexibilidade de dose de acordo com o alvo, recebeu registro para o controle da tripes e da Rachiplusia nu na soja

“A soja brasileira possui um papel de protagonismo mundial, e isso se deve também ao manejo adequado de pragas, com um controle completo e a adoção de ferramentas com alta eficiência. Agora, o produtor da oleaginosa pode utilizar o inseticida Intrepid Edge® para controlar novos alvos, que podem trazer prejuízos econômicos de larga magnitude se não forem manejadas de forma adequada”, declara Thomas Scott, Líder do Portfólio de Inseticidas da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

Os tripes, uma das pragas mais danosas na oleaginosa, são pequenos insetos que causam danos severos na planta por conta da raspagem da folha e da absorção do líquido celular, com potencial de proporcionar altas perdas produtivas na lavoura. Ela possui um rápido processo reprodutivo e seu ciclo completo, de ovo a adulto, dura aproximadamente 15 dias. A proliferação da praga é favorecida em períodos de estiagem, seja em clima quente e seco ou em condições de baixas temperaturas, associadas à escassez de chuvas. Existem cerca de 2 mil espécies de tripes no mundo e, na cultura da soja, as mais frequentes são Caliothrips phaseoli, Caliothrips braziliensis e Frankliniella schultzei. Já a rachiplusia (Rachiplusia nu) tem característica de raspagem das folhas da soja quando estão pequenas, ocasionando a destruição completa em estágios avançados de crescimento.

Intrepid Edge® também pode ser utilizado no manejo da Lagarta-das-vagens (Spodoptera eridania), Lagarta-heliothis (Heliothis virescens), Lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), Lagarta-falsa-medideira (Crysodeixis includens) e Lagarta-helicoverpa (Helicoverpa armigera), além de invasoras nas culturas de algodão e feijão.

Inseticida também recebe registro para amendoim

A produção brasileira de amendoim registrou um salto exponencial nos últimos anos. Entre as safras 2014/15 e 2022/23, o Brasil registrou aumento de 157,5%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com 895 mil toneladas do grão. A área plantada também dobrou neste mesmo período, com São Paulo sendo protagonista, com mais de 90% desta produção.

Para ajudar neste crescimento, o produtor agora tem acesso ao Intrepid Edge®, que recebeu registro para uso na cultura do amendoim, onde o produto controla tripes das espécies Caliothrips phaseoli e Frankliniella schultzei, além das tripes-carijó (Caliothrips brasiliensis) do prateamento (Enneothrips flavens) e lagarta-do-pescoço-vermelho (Stegasta bosquella)

“Graças a técnicas de manejo e controle de pragas e doenças que afetam o amendoim, a expansão da produção é uma realidade no Brasil. O inseticida da Corteva chega para ajudar o produtor a controlar as invasoras comuns ao grão”, finaliza Scott.

Sobre a Corteva

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem-posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.