Imprensa •  07/04/2021

Corteva Agriscience avança em ações de inclusão, diversidade e equidade

• A empresa está comprometida com a realização de ações em prol de um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, ampliando a contratação de mulheres, negros, LGBTI+ e pessoas com deficiência
  • Em 2021, até o momento, 92% das vagas abertas e efetivas na equipe comercial e produção foram preenchidas por grupos da diversidade
  • Já no Programa de Estágio 2021, das 89 vagas anunciadas, 100% dos candidatos aprovados são de grupos que representam a diversidade em nosso país

São Paulo, abril de 2021 - A Corteva Agriscience está comprometida com a aceleração e o desenvolvimento do setor agropecuário e entende que diversidade, inclusão e equidade de gênero são pilares para o crescimento sólido e contínuo de qualquer área de negócio. A companhia tem investido em ações afirmativas para promover mudanças efetivas dentro e fora da organização.

Como parte desse compromisso, em 2021, até o momento, das 171 novas vagas preenchidas por candidatos externos para diferentes áreas e localidades da companhia, 158 posições, ou seja 92%, foram preenchidas por representantes de grupos da diversidade (mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+). Para garantir o aumento da diversidade nas contratações, a empresa definiu metas e agiu para evitar o viés inconsciente no processo de admissão. Promoveu diversas ações afirmativas e de conscientização, através dos BRGs (Business Resource Groups, em inglês, que no Brasil é traduzido para Grupos Internos de Afinidades), além de treinamento direcionado aos líderes.

O programa de estágio é outro exemplo de como a companhia vem atuando de forma intencional, com foco na diversidade. Na última edição do programa (2021), a empresa colocou como meta alcançar 100% de diversidade no processo de contratação. Com o apoio de parceiros para encontrar os profissionais dentro do perfil desejado, a Corteva alcançou mais de 4.000 inscritos e as 89 vagas foram preenchidas por estudantes negros, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTI+.

"Somos intencionais nas nossas ações para promoção da inclusão, diversidade e equidade, em linha com o nosso propósito de enriquecer vidas. Estamos felizes com as conquistas até aqui e sabemos que ainda há um longo caminho a trilhar. Temos muita satisfação ao ver o envolvimento e o engajamento dos líderes e supervisores em torno do tema", afirma Claudia Pohlmann, Líder de Recursos Humanos da Corteva Agriscience para a América Latina.

Um dos pilares de atuação da companhia é ampliar - em nível global - a participação de mulheres em funções de liderança em 10% até 2026. “Para o Brasil, traçamos também métricas para o aumento da representatividade racial, além de avançarmos na inclusão de pessoas com deficiência”, destaca Claudia.

Olhar para o mercado

A Corteva também atua com organizações para a inclusão de fornecedores cujas empresas pertencem a grupos de diversidade. No Brasil, por exemplo, a companhia trabalha com o Integrare, ONG que atua para aproximar grandes organizações de micro e pequenas empresas pertencentes a estes grupos, como negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Globalmente, a empresa também é membro do WEConnect International, aliança global de grandes empresas comprometidas com a inclusão e diversidade em suas cadeias de fornecimento. A Corteva tem como meta global destinar, até 2030, 25% dos seus investimentos com fornecedores que pertencem a grupos de diversidade.

Hoje, a empresa também faz parte da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras), que estabelece metas e cronogramas específicos para aumentar a participação de negros na companhia. Destaque também para a atuação da Corteva em atividades do Ministério Público do Trabalho de São Paulo para inclusão de jovens negros no ambiente de trabalho.

No âmbito da equidade de gênero, a companhia aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) propostos pela ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, assumindo publicamente o compromisso com o tema. Atualmente as mulheres representam 33% do quadro de funcionários da Corteva no Brasil, sendo que 36% delas compõem o time de liderança da empresa no País, que tem ainda muitos programas que incentivam as mulheres a evoluírem em suas carreiras, além de benefícios que visam um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Adicionalmente, a Corteva também é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, comprometendo-se em promover os direitos da comunidade LGBTI+.

Outros mecanismos adotados pela Corteva Agriscience são os grupos internos de afinidades compostos por funcionários (homens e mulheres) que se reúnem para discutir e colocar em prática ações que promovam maior e melhor entendimento sobre as questões envolvendo inclusão, diversidade e equidade. Hoje, são quatro grupos focados em Inclusão de Mulheres, Igualdade Racial, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência.

A empresa também possui um canal de Ética & Compliance e, por meio dele, os funcionários podem denunciar - de forma anônima - comportamentos que ferem o código de conduta da companhia, garantindo que a pessoa não sofra qualquer tipo de retaliação.

—————————————————————————————————————————

A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant® Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont. Mais informações disponíveis em www.corteva.com. Acompanhe a Corteva Agriscience em FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.