A natureza nunca fica parada. Na agricultura, a mudança é uma constante. As pragas, incluindo plantas daninhas, doenças, insetos e nematoides, estão sempre evoluindo. Os agricultores têm de utilizar todas as ferramentas à sua disposição – conhecimento, experiência e tecnologia – para se manterem um passo à frente das ameaças que podem devastar colheitas inteiras. É um jogo de xadrez constante que exige pensar muitos movimentos à frente
Como a natureza procura sempre um caminho para a sobrevivência, as pragas nunca poderão ser eliminadas – e não gostaríamos que o fossem. As pragas são uma parte vital do sistema interdependente e complexo da natureza. Os agricultores sabem que elas farão sempre parte do cenário e a solução certa é aquela em que a agricultura e a natureza possam existir em equilíbrio.
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma abordagem de controle de pragas que oferece aos agricultores opções e estratégias para enfrentar importantes questões de pressão de pragas de maneiras que beneficiem a economia agrícola e o mundo.
As pragas sempre se adaptarão a quaisquer práticas de controle que os humanos tentem usar contra elas. E elas podem evoluir rapidamente. Alguns insetos, como os pulgões, têm ciclos de vida tão curtos que produzem dezenas de gerações em uma única estação. Cada geração dá às pragas a oportunidade de se adaptarem.
Os agricultores respondem alterando as suas abordagens de controle para acompanhar a evolução das pragas