Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Capim-pé-de-galinha

Com capacidade de se desenvolver em locais com elevadas temperaturas e umidade, o capim-pé-de-galinha infesta as culturas e desafia o produtor brasileiro. Neste contexto, desenvolvemos este material, que facilitará a identificação em todos os aspectos desta planta daninha. Coloque esta espécie no radar e cultive as Boas Práticas Agrícolas.


Origem

O capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) é uma planta daninha anual pertencente à família Poaceae, de origem asiática e reproduzida por sementes. Hoje, está distribuída pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas do mundo. 


Abrangência nacional

É encontrada em todas as regiões do Brasil, sendo uma das espécies mais conhecidas no mundo. 


Você sabe reconhecer o capim-pé-de-galinha?

O capim-pé-de-galinha é uma planta cespitosa de ciclo anual, ereta ou semiprostrada, com 30 cm a 50 cm de altura. Uma característica inconfundível da espécie é o colmo achatado, especialmente na parte inferior da planta. 

Normalmente, ocorrem ramificações na parte basal. Os colmos são glabros, com raros pelos longos. As folhas possuem bainhas reduzidas na folhas basais e com até 10 cm de comprimento nos colmos. São achatadas, lisas e glabras, exceto por alguns pelos na região do colar. 

Resistência aos herbicidas

No Brasil, essa espécie e resistente aos herbicidas inibidores daACCA se - grupo A 1 (2003) e da EPSPs - grupo G9 (20 "16). 

 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas daninhas no Brasil: Capim-pé-de-galinha