Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Capim-branco 

 

Impossível discutir sobre plantas daninhas e não abordar um dos problemas recentes que ronda o assunto: o capim-branco. Uma espécie que se alastra facilmente pelos campos, desafiando o produtor brasileiro. 

A solução? Conhecer as características da espécie através deste novo e-book desenvolvido especialmente sob os moldes das Boas Práticas Agrícolas. 


Origem

O capim-branco (Chloris spp.) é uma planta pertencente à família Poaceae, amplamente distribuída por regiões tropicais e subtropicais de diferentes continentes. 


Abragência nacional

Muitas espécies de capim-branco ocorrem no Brasil de forma nativa, sendo a espécie Chloris gayana introduzida como forrageira. Além disso, existem relatos de outras existentes como Chloris polydactyla e Chloris radiata. 

Você sabe reconhecer o capim-branco?

Espécie gramínea perene, comum em beiras de estradas, pastagens e pomares, se reproduz por semente e se alastra por estolões que enraizam a partir de nós, originando novos colmos. 

Seu desenvolvimento inicial é lento, porém, após o início da formação dos estolões o alastramento é rápido. Apresenta plantas eretas, de porte alto, com cerca de 150 cm de altura, cespitosa e com elevado número de afilhos.

A inflorescência geralmente possui cerca de 10 a 15 racemos especiformes longos e elevados. Floresce e frutifica diversas vezes ano, entre os meses de novembro e junho, na região Sul do Brasil.  


Resistência aos herbicidas

Espécie com grande potencial final de crescimento e produção, sendo que um único perfilho e toda a planta são capazes de produzir mais de 3.000 e 30.000 sementes, respectivamente. Na cana-de-açúcar, tem-se observado crescente aumento da infestação dessa planta daninha na borda dos talhões. No Brasil, a espécie Chloris foi relatada como sendo resistente aos herbicidas inibidores da EPSPs grupo G9 (2014).

 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas daninhas no Brasil: Capim-branco