Contexto
A infestação de Buva (Conyza spp) nas áreas agrícolas nos motivou a desenvolver este material, que, pelo seu amplo conteúdo, será uma referência na identificação dessa espécie.
Aproveite a oportunidade, tome conhecimento dos fatos e dê o primeiro passo para a prática de uma agricultura responsável, produtiva e segura.
ORIGEM DA ESPÉCIE
A Buva (Conyza spp)é uma planta pertencente à família Asteraceas, originária dos Estados Unidos.Apresenta disseminação pelo vento e capacidade de se estabelecer em condições ambientais distintas.
INFESTAÇÃO NO BRASIL
A Buva está amplamente disseminada na região Sul, expandindo-se rapidamente para outros locais do Brasil. É uma espécie que causa sérios prejuízos na produtividade da cultura da soja.
CURIOSIDADES
- uma inflorescência de Buva produz acima de 200 mil sementes.
- uma planta/m² reduz a produtividade da soja de 240 a 720 kg/ha.
GÊNERO Conyza
O gênero Conyza é composto por diferentes espécies, sendo as de ocorrência mais comum:
- Conyza bonariensis
- Conyza sumatrensis
- Conyza canadensis
VOCÊ SABE DISTINGUIR AS ESPÉCIES DE BUVA?
Distinguir as espécies no campo é difícil, mas algumas diferenças existentes na inflorescência auxiliam nessa identificação.
- Conyza bonariensis: os ramos laterais passam do ramo terminale as inflorescências ficam na ponta dos ramos.
- Conyza sumatrensis: a inflorescência é na forma piramidal, com altadensidade de pelos na haste principal
- Conyza canadensis: a inflorescência também é na forma piramidal,mas com baixa densidade ou mesmo sem pelos na haste principal.
CARACTERÍSTICAS DA BUVA
"Planta anual, que se reproduz por semente. É capaz de produzir enormes quantidades de sementes e de fácil dispersão além de terem papilhos que permitem sustentação nas correntes do ar. Ou seja, é uma espécie daninha muito agressiva.
Planta ereta, cuja altura chega até 2 m, dependendo das condições para o seu desenvolvimento. O caule é cilíndrico e fácil de ser quebrado. Porém, nesses casos, ocorre o rebrote da planta. Sua raiz principal é pivotante e bem profunda. A raiz de uma planta com 4 a 5 folhas atinge até 1 m de comprimento.
RESISTÊNCIA AOS HERBICIDAS
No Brasil, existem relatos de resistência aos herbicidas inibidores da EPSPs – Grupo G9, para as três espécies: Conyza bonariensis (2005); Conyza canadensis (2005) e Conyza sumatrensis(2010). Essa última espécie também foi relatada como sendo resistente aos herbicidas inibidores da ALS – grupo B2 (2011), e com resistência múltipla aos inibidores da EPSPs e ALS (2011).
Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.