Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Poaia

A poaia (Richardia brasiliensis) é uma ameaça que infesta espontaneamente as áreas agrícolas do Brasil, mais comum em solos medianos a leves, com boa umidade. Seu desenvolvimento é estimulado pela luz, sendo mais agressiva em solos desprotegidos.

Levando em conta os prejuízos causados por esta espécie, desenvolvemos este material que tem por finalidade apresentar todas as características dessa planta daninha. Colha o máximo de conhecimento. Boa leitura! 


Origem

A poaia pertence à família Rubiaceae, com ocorrência frequente na América do Sul, principalmente em países como Argentina, Paraguai e Uruguai.  


Abrangência nacional

No Brasil, a espécie tem ampla abrangência em regiões agrícolas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 


Você sabe reconhecer Poaia?

O ciclo da planta daninha é anual, às vezes com persistência por mais de um ano, de ocorrência predominante no verão. Sua reprodução ocorre por sementes que germinam na primavera, após as primeiras chuvas.

Espécie herbácea, geralmente prostrada e com 10 cm de altura, mas, ocasionalmente, pode chegar a 50 cm. As suas folhas têm coloração verde-escura, pouco mais clara na face dorsal. Junto da axila de cada folha ocorrem gemas que, geralmente, formam duas folhas opostas, podendo desenvolver um ramo que afasta essas folhas.

As inflorescências ocorrem na parte terminal dos ramos, com mais de 20 flores, que se abrem escalonadamente. Cada capítulo é guarnecido por dois pares de brácteas semelhantes às folhas. Os pares são cruzados e o segundo par é sempre menor do que o primeiro, estando, às vezes, ausente. As flores são de coloração branca.


Resistência aos herbicidas

A espécie também é conhecida pelos seguintes nomes: poaia-graúda, poaia-do-campo, mata-pasto e erva-botão. No Brasil, não existem casos de resistência para essa planta. Porém, é uma espécie tolerante, de difícil controle com o herbicida glifosato


 

 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas daninhas no Brasil: Poaia