Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Leiteiro

Por ser uma planta extremamente competitiva e que se desenvolve e reproduz com muita facilidade, o leiteiro vem sendo considerado nos últimos anos uma das grandes ameaças à produtividade. A rápida identificação dessa espécie é fundamental para o seu controle. Extraia o máximo de conhecimento deste material e seja um semeador de boas práticas no campo.

Origem

O leiteiro (Euphorbia heterophylla) é uma planta pertencente à família Euphorbiaceae, presente em mais de 40 países ao Norte e Sul da linha do Equador.

Abrangência nacional

Tem ampla ocorrência nas principais regiões agrícolas do Brasil.

Você sabe reconhecer o leiteiro?  

Planta anual, herbácea, ereta, com altura de 20 cm a 2 m, dependendo das condições de desenvolvimento. Há formação abundante de látex branco, tanto nas partes vegetativas quanto reprodutivas.

Sua reprodução acontece por sementes, que ficam protegidas pelo fruto até que ele se abra explosivamente lançando-as ao solo, onde germinam a 4 cm de profundidade durante praticamente todo o ano. Essa planta daninha possui características variáveis, especialmente em relação ao formato das folhas, que podem diferir de uma população para outra dentro de uma mesma espécie.  


Danos à cultura

Devido ao seu elevado nível de competitividade por nutrientes e água, o leiteiro atrapalha o desenvolvimento da soja e a interferência do seu látex na colheita de campos infestados deprecia o produto colhido e afeta também seu preço final.


Curiosidades

Possui grande capacidade de sobrevivência por rebrotamento. Seu ciclo curto entre emergência e frutificação permite que tenha diversas gerações durante o ano.


Resistência aos herbicidas

Espécie tolerante de difícil controle com o herbicida glifosato. No Brasil, essa espécie apresenta resistência aos herbicidas inibidores da ALS - grupo B2 (1993). Além disso, possui resistência múltipla aos inibidores do ALS e Protox - grupo E14 (2006). 

 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas daninhas no Brasil: Leiteiro