Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Capim-massambará

A incidência de capim-massambará em quatro estados do país levantou o alerta para a lenta, porém gradativa expansão dessa espécie de planta daninha, e para ajudá-lo a entender e combater esta ameaça, desenvolvemos este material.

Aproveite essa oportunidade e dê o primeiro passo para a prática de uma agricultura responsável, produtiva e segura.


Origem

O capim-massambará (Sorghum halepense) é uma espécie gramínea nativa do Sul da Ásia, Oriente Médio e áreas banhadas pelo mar Mediterrâneo.


Abrangência nacional

No Brasil, o capim-massambará foi introduzido com semente de alfafa, girassol e sorgo, provenientes da Argentina. Sua dispersão no país, embora lenta, já pode ser identificada em regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.  


Você sabe reconhecer o capim-massambará?

Os primeiros colmos se formam em plantas originárias das sementes. Colmos adicionais desenvolvem-se por brotamento de gemas, encontradas nos rizomas, originando um clone que pode ser construído por dezenas de colmos que se encontram em reboleiras.

Após o aparecimento das panículas, o crescimento aéreo dos colmos diminui, iniciando-se o desenvolvimento acelerado dos rizomas, que são cilíndricos, de coloração branca com manchas avermelhadas, e apresentam desenvolvimento lento quando as plantas são novas.

Planta perene com reprodução por sementes, a partir de rizomas. O seu extenso sistema rizomatoso garante repovoamento de áreas após condições adversas, fazendo dessa espécie uma séria competidora que tende a dominar o terreno e se sobrepor a outras espécies presentes na área.


Curiosidades

Também é conhecida por sorgo-de-alepo. Sua infestação chega a 100 mil colmos por hectare. Plantas adultas podem atingir até 2,5 metros de altura. 


Resistência aos herbicidas

Não existem relatos de resistência no Brasil. Porém, em países como a Argentina, existem populações resistentes aos herbicidas inibidores da EPSPs e ACCase. 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas daninhas no Brasil_Capim Massambará