Something went wrong. Please try again later...

Plantas daninhas no Brasil: Amargoso

Se houvesse uma votação para descobrir quais plantas daninhas trazem mais prejuízos e perdas de produtividade, certamenteo Amargoso estaria entre as primeiras.

Este e-book vem ao encontro dessa realidade e objetiva facilitar a identificação dessa espécie resistente. Munidos de informação, teremos mais facilidade para controlá-la.

Origem

O Capim-amargoso (Digitaria insularis) é uma planta pertencente à família Poaceae, originária das regiões tropicais e subtropicais da América, onde é frequentemente encontrada em pastagens, cafezais, pomares e em áreas como beiras de estradas e terrenos baldios.

Você sabe reconhecer o amargoso?

Planta perene e com reprodução por sementes, forma touceiras consideráveis a partir de curtos rizomas. Tem grande capacidade de dispersão, pois suas sementes revestidas por muitos pelos são carregadas pelo vento e por equipamentos agrícolas, como colhedoras.

Essa espécie cresce depressa e é altamente adaptável. E o mais agravante: está cada vez mais resistente ao glifosato,um dos principais defensivos utilizados para o seu controle.

Uma vez ocorrido o processo de perenização, essa planta florescee dissemina sementes com baixos níveis de dormência durante oano todo. Seus fluxos de emergência variam conforme a umidadedo solo e a profundidade em que se encontram as sementes.

Curiosidades

Nos períodos mais quentes a espécie pode produzir até 100 MIL SEMENTES principalmente devido a sua facilidade de adaptação. Em altas infestações podem ocorrer perdas de até 60% DA PRODUÇÃO.

Resistência aos herbicidas

No Brasil, existem relatos de resistência aos herbicidas inibidores da EPSPs – Grupo G9 (2008) e inibidores da ACCase – Grupo A (2016).

 

Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.

Plantas Daninhas no Brasil Amargoso