Este material foi desenvolvido para apresentar os principais fatores que prejudicam o setor e as soluções propostas para reverter este quadro. Aproveite ao máximo e boa leitura!
*O Projeto Colmeia Viva considera Apicultura toda atividade e manejo de abelhas nativas e exóticas, incluindo a Apis mellifera, bem como a Meliponicultura.
Relação de complementariedade
Abelhas e defensivos agrícolas são úteis e se complementam, promovendo uma agricultura mais efetiva.
Fatores negativos
Que interferem na saúde das abelhas:
MAPEAMENTO DE ABELHAS PARTICIPATIVO (MAP) NO ESTADO DE SÃO PAULO
O Mapeamento de Abelhas Participativo é uma iniciativa de pesquisa que conta com incentivo da Dow AgroSciences e com a participação da Unesp e UFSCar para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas, através de um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no estado de São Paulo. Essa iniciativa dará origem a um Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas, para uma relação mais produtiva entre apicultura e agricultura.
COMO FUNCIONA?
A.Produtores localizam colmeias não identificadas nas lavouras. Apicultores verificam perdas nas colmeias.
B. Ligam gratuitamente para a equipe do projeto: 0800 771 8000.
C. Passam por um cadastro e contam o que aconteceu. A atendente analisa o caso, dá instruções e orientações e agenda a visita ao campo. Condições para o agendamento.
D. Resultado final: o participante recebe o kit MAP com a análise, recomendações gerais e de boas práticas. Esse processo pode levar cerca de 60 dias.
BENEFÍCIOS DE QUEM PARTICIPA
Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.