Blog •  06/01/2020

Insetos-praga no Brasil: Lagarta-falsa-medideira

No passado, os níveis populacionais da lagarta-falsa-medideira eram baixos, sendo considerada uma praga secundária. 

Porém, nos últimos anos, essa lagarta tem sido um obstáculo nas lavouras.

No passado, os níveis populacionais da lagarta-falsa-medideira eram baixos, sendo considerada uma praga secundária.

Porém, nos últimos anos, essa lagarta tem sido um obstáculo nas lavouras.

Aprenda a identificar esta importante praga através deste material, desenvolvido especialmente para você. Cultive o conhecimento e boa leitura!

Ocorrência

A lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) e uma praga pertencente à família Noctuidae, com ocorrencia restrita ao Hemisfério Ocidental, ocorrendo desde o Norte dos Estados Unidos até o Sul da América do Sul.

Abrangência nacional

No Brasil, e encontrada em diversas regiões produtoras de soja como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A falsa-medideira pode ocorrer no mesmo período de ataque da lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis).

Você sabe reconhecer a falsa-medideira?

As lagartas são verde-claras, com várias linhas brancas longitudinais. Ao eclodirem são muito claras. Passam por 5 ínstares, chegando a 30 mm de comprimento.

Se movimentam tipo "mede-palmo", apresentando 3 pares de patas torácicas, 2 pares de pseudopatas e 1 abdominal. Além disso, tecem casulos com fios brancos presos às folhas, nos quais se transformam em pupas, que possuem coloração inicial verde, tornando-se marrom antes da emergência do adulto.

A fase larval pode variar de 13 a 20 dias (dependendo principalmente das condições ambientais e da fonte de alimentação do inseto).

A forma adulta desta praga é uma mariposa de 35 mm de envergadura, com asas anteriores de coloração marrom acinzentada, além de uma pequena mancha semelhante a letra "Y11 no primeiro par de asas. A asa posterior também tern coloração marrom. Em repouso, as asas desta espécie atingem um ângulo de aproximadamente 90 graus.

0 acasalamento ocorre a noite e os ovos são depositados individualmente, a maioria na face inferior das folhas. A fêmea vive, aproximadamente, 15 dias e é capaz de colocar mais de 600 ovos durante seu período de vida. Os ovos são brancos, achatados e circulares.

Curiosidades

Ø  A lagarta-falsa-medideira tem esse nome pela maneira como se movimenta, ela encolhe o corpo e forma um arco e depois estica na direção que quer se deslocar. Existe ainda outro tipo de lagarta que se move assim, chamada de "verdadeiras medideiras".

Ø  A falsa-medideira pode consumir até 200 cm² de área foliar da soja.

Ø  Climas secos podem aumentar a incidência da lagarta nas lavouras de soja.

Alerta!

Em alta pressão, o controle dessa espécie se torna muito difícil, requerendo um número maior de aplicações ou doses mais elevadas de ingredientes ativos/ha dos produtos utilizados, portanto, ferindo os princípios do Manejo lntegrado de Pragas. Monitore sua lavoura constantemente

Download Media Assets